07, jun 2016
4 sinais que nem sempre indicam o crescimento da sua empresa
O crescimento de uma empresa está diretamente associado ao faturamento e consequentemente ao lucro gerado. “O que importa é a última linha do demonstrativo de resultados: o lucro. O faturamento e as vendas são indicativos de que a empresa está crescendo, mas não são se for à custa de um marketing caro”, explica Cassio Spina, investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil.
E, para que o seu negócio cresça de forma saudável, é necessário que todas as áreas do empreendimento sigam o mesmo ritmo.Ocorre que, muitas vezes , os empresários e demais empreendedores estão tão focados em seus core businesses (o que não é uma atitude de um todo incorreta) que acabam por não atentar corretamente às suas financas.
Veja abaixo de forma sucinta os principais erros cometidos pelos empresários:
1. Mais funcionários
As demandas do negócio aumentaram e a equipe não é suficiente para acompanhar o ritmo. Mas não necessáriamente o aumento do número de funcionários da empresa, de maneira isolada seria uma métrica confiável para afirmar que o empreendimento está crescendo. A empresa poderia estar inchando ao invés de crescer, o que representaria, ademais um custo desnecessário a maior
2. Números inflados
Investir muito em determinada área e não em outra pode ser uma péssima escolha,
É preciso avaliar, por exemplo, quanto está sendo gasto no marketing e avaliar qual é o retorno desses números na receita do negócio.
3. Aumento de faturamento
Para se ter lucro, é evidente que as despesas não podem ultrapassar a receita. Portanto, focar somente na métrica do faturamento não sinaliza que a empresa está crescendo. Se a empresa está aumentando receita, mas o custo aumentou, as despesas são maiores do que a geração de caixa”
Nesse caso, para ter certeza de que os números estão a favor do empresário, é importante ter um planejamento estratégico atualizado. “O ideal é que a demanda aumente, com um ganho de produtividade, para conseguir escalar o seu negócio”, completa Spina.
4. Abertura de novas unidades
O investimento na inauguração de novas filiais não significa necessariamente que as vendas do empreendimento irão crescer. Para Terassovich, o aumento da receita virá com um plano estratégico de quantos clientes novos irão frequentar essas novas unidades, caso contrário, o crescimento não virá com o aumento das vendas.
Conte conosco!
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-sinais-que-nem-sempre-indicam-o-crescimento-da-sua-empresa